O café, a bebida preferida dos brasileiros no café da manhã e nos intervalos do expediente na empresa, segundo pesquisa, diminui a chance de mulheres sofrerem de depressão.
O estudo realizado pela Harvard Medical School revelou as mulheres que se elas beberem duas ou mais xícaras de café por dia serão menos propensar a sofrer de depressão. Mesmo com os efeitos não muito claros, os autores acreditam que a cafeína pode alterar a química do cérebro. O estudo ainda mostra que o café descafeinado não teria o mesmo efeito.
A pesquisa foi realizada com 50 mil enfermeiras, que foram acompanhadas por uma equipe de especialistas do Harvard Medical School por uma década, entre 1996 e 2006.
Entre as pesquisadas, apenas 2,6 mil deram sinais de depressão ao longo deste período. E, destas, a maior parte consumia pouco café ou não tomava a bebida.
Comparadas com as mulheres que bebiam apenas um copo de café por semana ou até menos, aquelas que consumiam duas a três xícaras por dia tinham 15% a menos de chance de sofrer depressão. Aquela sque bebiam quatro ou mais xícaras por dia tinham 20% de chance a menos.